Área do Cliente

Carreira: Conheça mais sobre o trabalho de um auditor contábil

Carreira: Conheça mais sobre o trabalho de um auditor contábil

Começar a trabalhar na área que revisa o trabalho de um contador sem nem saber como se faz contabilidade é possível?

A resposta é SIM  é possível, e hoje você vai saber um pouco mais sobre como é trabalhar em uma empresa de auditoria contábil, então vamos lá!

 

Trabalho do Auditor

Um Auditor trabalho fazendo a revisão das demonstrações contábeis para saber se elas estão corretamente apresentadas em relação as normas de auditoria (NBCTAs) e as normas de contabilidade (NBCTGs/CPC/IFRS). No final desse trabalho o auditor emite uma Opinião dizendo se os números contábeis estão adequados ou não estão e ai ele diz onde estes números não estão adequados. A auditoria serve para dar maior transparência e confiabilidade nas informações das empresas, é uma ferramenta muito importante no meio empresarial.

 

Remuneração e benefícios

Geralmente em uma Big Four o salário não vai ser alto principalmente no seu início de carreira, mas os benefícios em compensação são muito bons, geralmente você tem:

Então assim o salário realmente vai deixar um pouco a desejar em relação ao resto do mercado principalmente quando você compara com o restante do mercado, mas se você juntar tudo vale bastante a pena.

O plano de treinamento interno também é muito forte, geralmente as Big Four saem na vanguarda de novas normas contábeis e procedimentos de controles internos, por isso você vai aprender tecnicamente muita coisa importante.

 

Plano de carreira claro e bem definido
Nas Big Four o plano de carreira é realmente muito bem feito, você sabe exatamente os cargos que você tem a frente e o que precisa fazer para chegar até lá, e o plano de carreira da auditoria é um dos poucos onde claramente você tem chances de chegar a ser Sócio da firma, onde você pode começar como Trainee e chegar a ser um dos donos da empresa e isso é muito legal.
As avaliações são muito bem estruturadas eles tem um processo onde você tem um Gerente que acompanha todo o seu desenvolvimento de perto, ele é a pessoa a quem você recorre quando tem alguma dúvida sobre a empresa, sua carreira ou mesmo algum pedido pessoal a ser feito, ele também vai de orientar e te ajudar a ter um desempenho melhor todos os anos.

As promoções são feitas com base anual até você chegar ao cargo de supervisor praticamente, a partir disso é mais burocrático e realmente só os melhores vão para os cargos de gerência, basicamente os cargos sequenciais por ordem de senioridade crescente são estes abaixo:

Não estou entrando no mérito dos sub cargos que podem existir dentro de cada categoria, mas basicamente são estes os cargos que um auditor segue dentro de qualquer Big Four, o caminho de Trainee a Sócio pode levar de 15 a 18 anos em média.

 

Processo seletivo

Existem diversas empresas de auditoria para você iniciar sua carreira mas eu sugiro que você procure iniciar em uma Big Four de auditoria, [se você não souber o que é uma Big Four pesquise no Google vai entender melhor sobre as quatro maiores empresas de auditoria do mundo e saber quem são elas].

Bem o processo das Big Four é um pouco maior do que você está acostumado no mercado brasileiro e demora mais, é composto de várias fases, eu sei pois prestei para duas empresas quando trabalhava com auditoria, eu já tinha 2 anos de experiência então apliquei para uma vaga de assistente em uma e para Trainee em outra, para a vaga de Trainee eu tive que fazer algumas etapas:

Eu passei por todas as fases até a entrevista com o sócio mas a outra empresa acabou me chamando para entrar como assistente de 2º ano como o salário era melhor e mais perto da minha casa acabei optando por esta última, o Trainee é o primeiro cargo na hierarquia.

 

O dia a dia

Se você gosta de rotinas sinto lhe informar que esta não é uma área recomendada para você, o trabalho do auditor nunca é no escritório da firma e sim no sede do cliente pois lá estão todas as informações que você precisa para fazer a revisão dos números, controles internos, entrevistas e questionamentos sobre a operação no dia a dia e etc., se você optar por trabalhar em um escritório de auditoria esteja preparado para:

  1.     Trabalhar bastante, bastante mesmo!
  2.     Você vai estar trocando de local de trabalho a cada 2 semanas pelo menos
  3.     Viajar bastante! Geralmente existem muitas viagens curtas e longas
  4.     Faltar a faculdade – Caso você esteja estudando saiba que vai faltar muitas vezes infelizmente

Estes são fatores que para algumas pessoas pode ser um pouco complicado dependendo do momento que vivem de forma pessoal, por isso esteja preparado para ter uma vida bastante agitada e sem muita rotina.

 

Conclusão

É uma carreira muito promissora, definida e pode te acrescentar muito profissionalmente, eu diria que os 6 anos que passei trabalhando como auditor me deram uma visão empresarial e de mundo que eu não teria conseguido em outro lugar, me ajudou a crescer muito profissionalmente então posso dizer que foi uma escolha muito acertada iniciar minha carreira com auditoria, pesquise mais nos sites das Big Four lá tem muito material para você conhecer mais tecnicamente sobre o mundo da auditoria!

 

Fonte: Jornal Contábil - 06/11/2019

 

Desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
ContasPro Serviços Contábeis




Enquete

O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular